Aconteceu na manhã desta segunda-feira (30.05), a palestra virtual para alunos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Com o objetivo de apresentar a Hemobrás, seu ramo de atuação, bem como as suas oportunidades de trabalho para a turma de 2022, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UNESP, de Botucatu-SP, a palestra “Atuação do Profissional de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na fabricação de Hemoderivados e Biotecnológicos”, teve início às 9h30, e durou cerca de duas horas, sendo ministrada pelo farmacêutico, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Frederico Monteiro.
Organizada pelas professoras do curso da Unesp, Adriana Ferrasi e Estela Lima, a apresentação foi realizada pelo segundo ano no formato virtual, considerando ainda o cenário atual de pandemia. Dentre os destaques da apresentação, foi relatado os avanços das instalações do Bloco B07, dedicado a produção do recombinante (Hemo-8r) em Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Takeda, indústria farmacêutica multinacional. Também foi evidenciado o subsolo do Bloco B02, que já possui boa parte dos equipamentos de utilidades farmacêuticas instalados, que darão suporte aos processos de produção da indústria. Assim como, a subestação elétrica que dá suporte a todos os blocos em operação na fábrica. Os alunos puderam conhecer ainda, de forma sucinta, o passo a passo de como é feita a produção do Hemoderivado. Na ocasião, ainda foi aberto espaço para que os alunos pudessem esclarecer suas dúvidas.
Por fim, a professora Estela, agradeceu o apoio da Hemobrás, reforçando o quão importante é essa contribuição da Estatal, para fortalecer a formação e ampliar o leque de conhecimento dos alunos da Unesp em relação às empresas de biotecnologia no Brasil, “A disponibilidade da Hemobrás em apresentar suas propostas para a saúde nacional é de grande importância para os alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. A apresentação dos processos, do potencial de inovação e da implementação da biotecnologia voltada ao Sistema Único de Saúde nos mostraram a grande contribuição que a empresa trará à sociedade ao implementar todo o processo em solo nacional. O encontro incentivou os alunos e ainda apresentou alternativas de atuação do profissional da área da biotecnologia em saúde no Brasil, o que é de suma relevância para o momento, no qual a ciência se apresenta como estratégia importantíssima para garantir a saúde e proteger a vida.”