A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) aprovou, por unanimidade, o Certificado de Qualidade de Biossegurança da Hemobrás. Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21.06), a decisão foi dada em reunião colegiada depois da visita de auditoria da planta fabril da empresa, no mês passado, e da avaliação documental.
Todo o processo foi conduzido pela Comissão Interna de Biossegurança da Hemobrás (CIBioH) e tem como objetivo autorizar a empresa a importar, transportar e armazenar o banco de células, matéria-prima principal na produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do Hemo-8r®, medicamento recombinante utilizado no tratamento da hemofilia A. Atualmente, a Hemobrás já distribui o medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o certificado vem como mais uma etapa na na produção 100% nacional do medicamento.
Criada há pouco mais de um ano, por meio da publicação de uma portaria, a CIBioH é formada por Anne Primo, presidente, José Eduardo, vice-presidente, além de Arisa Ferreira, Luana Braz, Milena Couto, Cynthia Coimbra e Júlia Curzel, membros da Comissão.