TRANSPARÊNCIA HEMOBRÁS
Perguntas Frequentes
Data da última atualização: 31/08/2023
O que é a Hemobrás?
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde. Foi criada pela Lei 10.972 de 2 de dezembro de 2004. Teve seu estatuto aprovado pelo Decreto 5.402 de 28 de março de 2005. A empresa começou a funcionar em setembro de 2005. Atualmente, seu corpo funcional é composto por uma força de trabalho de 182 pessoas, entre empregados (concursados e servidores cedidos), terceirizados e colaboradores, que atuam nas mais diversas áreas. Estes profissionais são responsáveis pela construção da planta industrial; realizam auditorias técnicas permanentes em hemocentros brasileiros, prestam assistência técnica e consultoria a esses estabelecimentos; fazem pesquisas com parceiros científicos públicos e privados, no País e no exterior, para desenvolver hemoderivados plasmáticos e com o uso da engenharia genética e para elaborar teste de diagnóstico de doenças no sangue por nanotecnologia e biologia molecular. Desenvolvem, ainda, atividades nas áreas administrativa, financeira, jurídica, de tecnologia da informação e comunicação.
Qual a finalidade da Hemobrás?
A Hemobrás foi criada com a finalidade de ampliar o acesso da população à saúde, por meio da produção nacional, com qualidade internacional, de medicamentos derivados do plasma e também obtidos por meio de engenharia genética. Ou seja, fabricar medicamentos fundamentais para os mais de 7 mil pacientes com hemofilia tipo A; 1,5 mil pacientes com hemofilia tipo B; e 1,5 mil pacientes com imunodeficiências primárias, além de um número variável de pessoas que podem apresentar enfermidades que exijam administração de albumina ou de imunoglobulina em algum momento da vida, número este que não é inferior a 50 mil pacientes por ano.
Onde se localiza a Hemobrás?
A empresa tem sede e foro em Brasília, no Distrito Federal. Sua filial é situada no Recife-PE. A fábrica de hemoderivados está em construção em Goiana (PE), a 63 quilômetros da capital pernambucana. Para mais informações clique aqui. (E clique no ícone de “Localização”)
A Hemobrás realiza tratamento em pacientes de doenças no sangue?
Não. A Hemobrás não presta atendimento médico e também não realiza tratamento de doenças em pacientes.
Qual o perfil do trabalhador ou da trabalhadora da Hemobrás?
O perfil dos empregados e das empregadas da Hemobrás é multidisciplinar. A empresa tem em seus quadros profissionais diversas áreas, como: administração, biologia, contabilidade, direito, economia, engenharia, farmácia, jornalismo, medicina, informática, entre outros.
Qual a forma de ingresso na Hemobrás?
A Hemobrás é uma empresa pública da União, vinculada ao Ministério da Saúde, e, dessa forma, a contratação de seus empregados e suas empregadas se dá através de aprovação em concurso público, conforme estabelece o art. 37, II da Constituição Federal de 1988, sob o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho e legislação complementar. Para mais informações clique aqui.
Como posso estagiar na Hemobrás?
As vagas de estágio são oferecidas de acordo com a necessidade das áreas. A Hemobrás mantém contato com órgão de integração (AGIEL – Agência de Integração Empresa Escola), onde os estudantes são cadastrados. É necessário que o (a) estudante esteja frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Por lei, o estágio de curso superior tem a duração máxima de 2 anos. Na maioria das seleções de estágio recrutamos estudantes que estejam no 4º período para que o (a) estudante possa ter suas competências desenvolvidas. Caso não esteja havendo oferta de vagas imediatas, sugerimos o cadastro do currículo no site da AGIEL, www.agiel.com.br. As informações ficarão no banco de dados da AGIEL e analisaremos no momento oportuno.
A divulgação das vagas de estágio também é feita em nossas redes sociais:
A Hemobrás possui carreira profissional?
Sim. O Plano de Carreiras, Empregos e Salários – PCES da Hemobrás contempla cinco grupos de cargos distribuídos em níveis superior e médio, com a possibilidade de progressão salarial por tempo de serviço ou mérito, através de avaliação de desempenho. O PCES pode ser acessado em sua íntegra aqui.
Quando a Hemobrás abrirá novo concurso?
O primeiro concurso ocorreu em 2008, organizado pelo então Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE). O segundo foi realizado em 2013, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), cujo prazo de validade transcorreu até 03 de janeiro de 2018. O certame mais recente ocorreu em 2021, o Instituto Consulplan ficou responsável pela execução.
A Hemobrás cadastra interessados e interessadas em trabalhar na empresa ou tem banco de currículos?
No momento, a empresa não cadastra e também não mantém banco de currículos. A Hemobrás é uma empresa pública, e o ingresso de profissionais é realizado mediante concurso público. Porém, os interessados em trabalhar na obra da fábrica em Goiana-PE podem se cadastrar na Agência do Trabalhador do Município, para o caso de surgimento de novas demandas.
A Hemobrás realiza Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho?
A Hemobrás celebra Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Produtos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco – Sindtrafarma, representante categoria profissional. A data base é 1º de março. Para mais informações clique aqui.
Quais são os benefícios que o empregado e a empregada da Hemobrás têm direito?
Confira os benefícios clicando aqui.
O que é plasma?
É a fração líquida do sangue, correspondendo a 55% do seu volume. O plasma é amarelado, e composto por água, sais minerais, proteínas (albumina, fibrinogênio, imunoglobulinas, fatores da coagulação), nutrientes, hormônios, excretas (uréia, ácido úrico), gases da respiração etc. Sua função fisiológica é primordialmente o transporte dos seus componentes pelo organismo, possibilitando que os mesmos exerçam suas funções metabólicas. Para a indústria de hemoderivados, o plasma é a matéria-prima usada na produção de medicamentos.
Qual o processo para tirar o plasma do sangue?
No Brasil, a captação de plasma se dá por meio da doação voluntária nos hemocentros. Após a doação, o sangue é separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, ambos 100% aproveitados nas transfusões, e plasma, que tem menos indicações transfusionais. Por isso, apenas 30% do plasma chega a ser aproveitado na prática transfusional. Porém, os 70% restantes podem ser transformados em medicamentos para salvar a vida de pessoas com hemofilia, câncer, aids, cirrose e outras doenças graves assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Hemobrás tem interesse em comprar plasma?
A Lei 10.205 de 21 de março de 2001 impede que o sangue e quaisquer de seus componentes e derivados sejam comercializados em todo o território nacional. Portanto, não há a possibilidade de compra e venda de plasma ou remuneração direta ou indireta aos doadores de sangue.
Como é realizada a aprovação dos Serviços de Hemoterapia fornecedores de plasma à Hemobrás?
A princípio, é realizada uma avaliação inicial dos Serviços de Hemoterapia interessados em fornecer o plasma para indústria, na qual são observados requisitos essenciais para qualificação do serviço como fornecedor de plasma à Hemobrás.
Em seguida, são realizadas auditorias de qualificação, em que os requisitos regulatórios e de qualidade do plasma para uso industrial são observados.
Uma vez aprovados em auditoria de qualificação, os serviços precisam obter uma aprovação da CGSH/MS para fornecimento de plasma à indústria. Com esta aprovação, o serviço de Hemoterapia está apto para fornecimento de plasma à Hemobrás.
Enquanto a nossa fábrica é totalmente concluída, a Hemobrás celebrou contrato com uma nova empresa para prestação do serviço de fracionamento de plasma excedente de uso transfusional, sendo tal contratada a responsável pela qualificação dos centros fornecedores de plasma, com posterior coleta da matéria-prima oriunda dos hemocentros qualificados.
O que são hemoderivados?
São medicamentos derivados do sangue, mais especificamente do plasma contido no sangue, e servem para o tratamento de doenças graves como:
- Hemofilia: doença causada pela deficiência congênita do fator VIII (tipo A) ou do fator IX (tipo B), que são proteínas contidas no sangue que atuam no processo de coagulação.
- Doença de von Willebrand: doença hemorrágica hereditária causada pela deficiência do fator de von Willebrand, uma das proteínas responsáveis pela coagulação no organismo. A falha nesta substância provoca lentidão no estancamento do sangue.
- Coagulopatias raras: deficiências de algumas proteínas de coagulação presentes no sangue, como os fatores I (fibrinogênio), II, V, VII, XI e XIII, são consideradas coagulopatias raras.
- Imunodeficiência primária e adiquirida: é a ausência total ou parcial de um ou vários anticorpos no sistema de defesa do organismo do indivíduo, também chamado de sistema imunológico. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença infecto-contagiosa que leva à perda de imunidade no organismo. É provocada pelo HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
Quais os tipos de hemoderivados que serão produzidos pela Hemobrás?
- Albumina: usada no tratamento de queimados e pessoas com cirrose e pacientes de terapia intensiva.
- Complexo protrombínico: conjunto de proteínas que atua na coagulação sanguínea, indicado para o tratamento de alguns casos de hemofilia A e B e de pacientes com sangramento devido à cirrose hepática. Também pode ser usado no processo de recuperação de pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes e apresentam hemorragias.
- Fator VIII: proteína da coagulação utilizada no tratamento de pessoas com hemofilia A.
- Fator IX: proteína da coagulação utilizada no tratamento de pessoas com hemofilia B.
- Fator de von Willebrand: proteína de coagulação indicada para o tratamento da doença de von Willebrand.
- Imunoglobulina: hemoderivado de maior consumo no mundo, empregado no tratamento de pessoas com Aids e outras deficiências imunológicas, além de doenças autoimunes e infecciosas.
Os que são medicamentos recombinantes?
São medicamentos obtidos por meio de engenharia genética. Ou seja, dispensam o uso do plasma sanguíneo como matéria-prima e, por isso, não possuem limites de produção.
Quais os tipos de medicamentos recombinantes que serão produzidos pela Hemobrás?
Fator VIII recombinante: Produto sintético que possui a mesma ação coagulante do fator VIII plasmático, com a diferença de ser obtido por meio de engenharia genética. Utilizado para o tratamento da hemofilia tipo A.
O que é cola de fibrina?
Cola biológica usada para reduzir ou deter hemorragias em vários tipos de cirurgias e em tratamento de pessoas com dificuldade de coagulação.
Informamos que a produção do selante biológico (cola de fibrina) na Hemobrás foi descontinuada. A empresa permanece, entretanto, focada nas atividades para a implantação da fábrica de hemoderivados e Fator VIII recombinante em Goiana/PE, já proporcionando o fornecimento ao SUS de Fator VIII recombinante (Hemo-8r) para o tratamento da hemofilia A no Brasil.
A Hemobrás venderá seus produtos para que mercado?
Toda a produção da Hemobrás será destinada aos hospitais e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como podemos divulgar nossos produtos e serviços para a Hemobrás?
Através de email. Para isso, basta enviar uma mensagem com sua solicitação para hemobras@hemobras.gov.br que encaminharemos aos setores responsáveis.
A Hemobrás tem a preocupação de construir uma cultura de Gestão Socioambiental dentro e fora da empresa com os seus stakeholders. Com essa política, a estatal procura articular os interesses da empresa e do seu corpo funcional com as necessidades dos parceiros e as potencialidades da comunidade do entorno e seu respectivo território onde está sendo construída a unidade fabril. A adoção da responsabilidade socioambiental configura uma estratégia de gestão que enfatiza o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.
Nesse contexto, em 2010, a Hemobrás fez adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), um instrumento que resultou da articulação do Instituto Ethos, em parceria com a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global/ONU. A ação está baseada, entre outros documentos, na Convenção da ONU contra a Corrupção, aprovada no Brasil pelo Congresso Nacional, em maio de 2005, e promulgada no País com força de lei, em 31 de janeiro de 2006; e no Décimo Princípio de Anticorrupção do Global Compact.
Análise Participativa da Realidade Socioambiental de Goiana-PE
Em 2011/2012, a Hemobrás lançou um projeto inovador de mapeamento da realidade socioambiental do município de Goiana-PE, onde está sendo construída a fábrica de hemoderivados e biofármacos, em parceria com o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. O trabalho ainda contemplou um levantamento dos arranjos socioprodutivos do entorno da sua unidade fabril, realizado por consultores da ONG Ideia. Estas iniciativas objetivaram identificar, de forma participativa junto às organizações sociais e aos poderes públicos, as potencialidades do município, contribuindo para a priorização de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região da Mata Norte de Pernambuco. Os dados coletados apontam danos a serem evitados, como crescimento da violência contra jovens, aumento do consumo de drogas, exploração sexual, alto índice de analfabetismo em áreas rurais, alto percentual de dependência econômica em programas sociais federais, estagnação viária e favelização.
Em 28 de maio de 2013, a Hemobrás realizou o Seminário “Goiana e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável: análise participativa da realidade socioambiental do município”, com a apresentação dos resultados da pesquisa socioambiental para a população em geral, participantes das pesquisas, organizações sociais, poder público e empresas privadas, e o lançamento das versões em CD: “Análise participativa da realidade socioambiental de Goiana” e Arte e cultura, pesca artesanal e agricultura familiar: análise participativa com grupos socioprodutivos do município de Goiana-PE”.
Agenda Ambiental
Desde 2013, a Hemobrás vem construindo sua Agenda Ambiental embasada no programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e ampliada com a proposta do Programa Esplanada Sustentável, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Com a adaptação desses dois programas para a realidade da Hemobrás, a empresa tem como objetivo incorporar os critérios de gestão socioambiental nas suas práticas cotidianas.
A Agenda Ambiental da Hemobrás já realizou o diagnóstico ambiental e tem como eixos de ação:
- (i) o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, diminuindo o impacto das suas atividades, sejam elas produtivas ou administrativas;
- (ii) a gestão adequada dos resíduos gerados nas atividades da empresa, incorporando o conceito de minimizar a geração e a produção mais limpa;
- (iii) as compras sustentáveis, que são um ponto estratégico para o desenvolvimento da cadeia de valor;
- (iv) a qualidade de vida no trabalho, envolvendo a capacitação do corpo funcional;
- (v) e licitações sustentáveis.
Existe uma área/setor que oferece material informativo ou de pesquisa para escola/universidade?
O setor responsável por fornecer informações sobre a Hemobrás é a Assessoria de Comunicação Social (Ascom). A solicitação pode ser feita diretamente com a área de Relações Públicas do setor, pelo e-mail ascom@hemobras.gov.br ou pelo telefone (81) 3464-9633.
Como a Hemobrás pode ajudar em feiras de ciências e palestras nas escolas?
A Hemobrás pode colaborar fornecendo material informativo (folders, banners, fotografias, vídeos etc.) e prestando orientação sobre suas atividades. Para isso, é preciso fazer a solicitação oficial à Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da instituição, pelo email ascom@hemobras.gov.br, com pelo menos um mês de antecedência, por meio de ofício da instituição solicitante, informando o nome, data, local e informações necessárias. No caso de palestras, a Hemobrás poderá indicar uma pessoa para falar pessoalmente sobre a empresa, a depender da agenda dos gestores da estatal.
A Hemobrás fornece patrocínio?
Somos uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Saúde e no momento não possuímos verba destinada ao apoio de patrocínios.
Como acessar a Ouvidoria da Hemobrás ou solicitar informações de que trata a Lei de Acesso à Informação?
- Telefone: (81) 3464-9606
- E-mails: ouvidoria@hemobras.gov.br e sic@hemobras.gov.br
- Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação: Fala.Br
Demais assuntos. A quem recorrer?
SAC
- Telefone: (61) 3533-3789
- E-mail: sac@hemobras.gov.br
Farmacovigilância
- Telefones: 0800 28 00 477, opção 1.
- E-mail: farmacovigilancia@hemobras.gov.br
Comissão de Ética
- E-mail: etica@hemobras.gov.br