Transparência Hemobrás

Perguntas Frequentes

Nesta seção, são divulgados os questionamentos frequentemente recebidos pela Hemobrás.

Atualizado em 28/02/2024.

A EMPRESA

O que é a Hemobrás?

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma estatal com 100% do capital social pertencente ao Governo Federal. É uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde (MS) que atua no ramo da indústria farmacêutica, com a função social de garantir aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de medicamentos derivados do sangue e/ou obtidos por meio de engenharia genética.

Qual a finalidade da Hemobrás?

A Hemobrás foi criada com a finalidade de ampliar o acesso da população à saúde, por meio da produção nacional, com qualidade internacional, de medicamentos derivados do plasma e também obtidos por meio de engenharia genética. Os medicamentos a serem produzidos pela empresa são destinados ao tratamento de uma ampla gama de doenças, alcançando os mais de 7 mil pacientes com hemofilia tipo A, 1,5 mil pacientes com hemofilia tipo B e 1,5 mil pacientes com imunodeficiências primárias, além de um número variável de pessoas que podem apresentar enfermidades que exijam administração de albumina ou de imunoglobulina em algum momento da vida, número este que não é inferior a 50 mil pacientes por ano.

A produção nacional desses medicamentos é de extrema importância, porque reduz as vulnerabilidades científica e financeira do país diante do mercado internacional. A dependência externa nesse setor pode deixar o Brasil sujeito até mesmo à falta de medicamentos, influenciada pelo desequilíbrio entre a oferta e a procura em todo o mundo.

Onde estão localizadas as unidades da Hemobrás?

A empresa tem sede e foro em Brasília, no Distrito Federal. Sua filial administrativa está situada no Recife-PE. A fábrica de hemoderivados está em construção em Goiana-PE, a 63 quilômetros da capital pernambucana. Para mais informações clique aqui.

RECURSOS HUMANOS

Qual o perfil do(a) trabalhador(a) da Hemobrás?

O perfil dos(as) empregados(as) da Hemobrás é multidisciplinar. A empresa tem em seus quadros profissionais diversas áreas, como: administração, biologia, contabilidade, direito, economia, engenharia, farmácia, jornalismo, medicina, informática, entre outros.

Qual a forma de ingresso na Hemobrás?

A Hemobrás é uma empresa pública da União, vinculada ao Ministério da Saúde, e, dessa forma, a contratação de seus empregados e suas empregadas se dá através de aprovação em concurso público, conforme estabelece o art. 37, II da Constituição Federal de 1988, sob o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho e legislação complementar. Para mais informações, clique aqui.

Como posso estagiar na Hemobrás?

As vagas de estágio são oferecidas de acordo com a necessidade das áreas. A Hemobrás mantém contato com órgão de integração (AGIEL – Agência de Integração Empresa Escola), onde os estudantes são cadastrados. É necessário que o (a)estudante esteja frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Por lei, o estágio de curso superior tem a duração máxima de 2 anos. Na maioria das seleções de estágio recrutamos estudantes que estejam no 4º período para que o (a) estudante possa ter suas competências desenvolvidas.  Caso não esteja havendo oferta de vagas imediatas, sugerimos o cadastro do currículo no site da AGIEL, www.agiel.com.br. As informações ficarão no banco de dados da AGIEL e analisaremos no momento oportuno. A divulgação das vagas de estágio também é feita em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

A Hemobrás possui carreira profissional?

Sim. O Plano de Carreiras, Empregos e Salários (PCES) da Hemobrás contempla cinco grupos de cargos distribuídos em níveis superior e médio, com a possibilidade de progressão salarial por tempo de serviço ou mérito, através de avaliação de desempenho. O PCES pode ser acessado em sua íntegra aqui. 

A Hemobrás cadastra interessados(as) em trabalhar na empresa ou tem banco de currículos?

No momento, a empresa não cadastra e também não mantém banco de currículos. A Hemobrás é uma empresa pública, e o ingresso de profissionais é realizado mediante concurso público.  

A Hemobrás realiza Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho?

A Hemobrás celebra Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (SINDSEP), representante da categoria profissional. A data base é 1º de março. 

PRODUTOS DA HEMOBRÁS

O que são hemoderivados?

São medicamentos derivados do sangue, mais especificamente do plasma contido no sangue, e servem para o tratamento de doenças graves como:

  • Hemofilia: doença causada pela deficiência congênita do fator VIII (tipo A) ou do fator IX (tipo B), que são proteínas contidas no sangue que atuam no processo de coagulação, de forma que o fator não produzido ou produzido em menor quantidade pelo corpo é suplementado pelo fator concentrado correspondente, derivado do plasma ou por tecnologia recombinante, de preferência em esquema de tratamento profilático para se evitar sangramentos;
  • Doença de von Willebrand: doença hemorrágica hereditária causada pela deficiência do fator de von Willebrand, uma das proteínas responsáveis pela coagulação no organismo. A falha nesta substância provoca lentidão no estancamento do sangue;
  • Coagulopatias raras: deficiências de algumas proteínas de coagulação presentes no sangue, como os fatores I (fibrinogênio), II, V, VII, XI e XIII, são consideradas coagulopatias raras;
  • Imunodeficiência primária e adquirida: é a ausência total ou parcial de um ou vários anticorpos no sistema de defesa do organismo do indivíduo, também chamado de sistema imunológico. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença infecto-contagiosa que leva à perda de imunidade no organismo. É provocada pelo HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A terapia consiste no fornecimento dos anticorpos ao paciente via imunidade passiva, diferentemente das vacinas que conferem imunidade ativa.

Quais são os hemoderivados fornecidos pela Hemobrás?

  • Albumina: usada no tratamento de queimados e pessoas com cirrose e pacientes de terapia intensiva;
  • Fator VIII: proteína da coagulação utilizada no tratamento de pessoas com hemofilia A;
  • Fator IX: proteína da coagulação utilizada no tratamento de pessoas com hemofilia B;
  • Imunoglobulina: hemoderivado de maior consumo no mundo, empregado no tratamento de pessoas com Aids e outras deficiências imunológicas, além de doenças autoimunes e infecciosas.

O que são medicamentos recombinantes?

São medicamentos obtidos por meio de engenharia genética, ou seja, são produzidos por células modificadas especiais que lançam a proteína de interesse farmacêutico no meio de cultura, e o medicamento é purificado a partir deste meio de cultura. Os medicamentos recombinantes dispensam o uso do plasma sanguíneo como matéria-prima e, por isso, não possuem limites de produção com base na disponibilidade do plasma.

Quais os tipos de medicamentos recombinantes fornecidos pela Hemobrás?

  • Fator VIII recombinante: Produto sintético que possui a mesma ação coagulante do fator VIII plasmático, com a diferença de ser obtido por meio de engenharia genética. É utilizado para o tratamento da hemofilia tipo A.

Como faço para ter acesso aos medicamentos da Hemobrás?

Os medicamentos da Hemobrás são distribuídos ao Ministério da Saúde, que os fornece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de programas específicos.

MATÉRIA-PRIMA DOS HEMODERIVADOS

O que é plasma e qual a sua composição?

É a fração líquida do sangue, correspondendo a 55% do seu volume. O plasma é amarelado, e composto por água, sais minerais, proteínas (albumina, fibrinogênio, imunoglobulinas, fatores de coagulação), nutrientes, hormônios, resíduos metabólicos (ureia, ácido úrico), gases da respiração etc. Sua função fisiológica é primordialmente o transporte dos seus componentes pelo organismo, possibilitando que os mesmos exerçam suas funções metabólicas. Para a indústria de hemoderivados, o plasma é a matéria-prima usada na produção de medicamentos.

Como o plasma pode ser obtido?

No Brasil, a captação de plasma se dá por meio da doação voluntária de sangue nos serviços de hemoterapia. A forma mais comum de obtenção é através da doação de sangue total, que, após centrifugação, é separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma. Também pode ser obtido através da plasmaférese, procedimento pelo qual é retirado apenas o plasma, e os demais hemocomponentes retornam ao doador através de um equipamento específico. Diferente do concentrado de hemácias e de plaquetas, ambos 100% aproveitados nas transfusões, o plasma tem menos indicações transfusionais e, por isso, apenas 30% chega a ser aproveitado na prática transfusional. Porém, os 70% restantes podem ser transformados em medicamentos para salvar a vida de pessoas com hemofilia, câncer, aids, cirrose e outras doenças graves assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como o doador de sangue pode contribuir para a produção de hemoderivados?

Diversos serviços de hemoterapia no Brasil já estão qualificados e fornecem plasma à Hemobrás regularmente. A lista completa da hemorrede fornecedora está disponível em https://hemobras.gov.br/hemorrede-fornecedora/. Para ter certeza de que nenhuma parte do seu sangue será descartado, procure algum dos serviços listados acima e contribua com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que utilizam os hemoderivados produzidos com o plasma brasileiro distribuídos pela Hemobrás ao SUS.

A Hemobrás tem interesse em comprar plasma?

Não. A empresa já se posicionou totalmente contrária a essa ideia. A Constituição Federal, em seu artigo 199, §4º e a Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, impedem que o sangue e quaisquer de seus componentes e derivados sejam comercializados em todo o território nacional. Esse marco representa uma conquista importante para o Brasil, pois trouxe maior segurança sanitária e transfusional. Portanto, não há a possibilidade de compra e venda de plasma ou remuneração direta ou indireta aos doadores de sangue. 

Como o plasma é transportado? E o que acontece quando as remessas chegam à Hemobrás?

Quando qualificados, os serviços de hemoterapia entram na rota de recolhimento do plasma, com periodicidade previamente definida. As bolsas de plasma enviadas são armazenadas em caixas e transportadas em caminhões refrigerados com temperaturas controladas e inferiores a -20°C  para a fábrica da Hemobrás localizada em Goiana-PE . Todas as bolsas recebidas são verificadas quanto aos critérios de aceitação visual relacionados à contaminação por hemácias, lipemia (gordura), coágulos, integridade etc. Só após essa triagem é que o plasma é encaminhando para o fracionamento industrial e produção dos medicamentos hemoderivados, cumprindo com as Boas Práticas de Fabricação.

.

FORNECEDOR

Como posso divulgar os produtos e serviços da minha empresa para a Hemobrás?

Para isso, basta enviar uma mensagem com as informações dos produtos e serviços ofertados para o e-mail compras@hemobras.gov.br.

APOIO A EVENTOS

Como a Hemobrás pode ajudar em eventos científicos e acadêmicos?

A Hemobrás pode designar especialista representante para participar de palestras, debates e exposições em eventos científicos e acadêmicos (seminários, workshops, fóruns etc.), bem como colaborar com o fornecimento de material informativo (folders, banners, fotografias, vídeos etc.). Os temas devem estar atrelados ao ramo de atuação da Hemobrás, como indústria farmacêutica que atua na produção de hemoderivados e medicamentos biotecnológicos. A solicitação deve ser feita através da Ouvidoria. Para verificar os canais de atendimento da unidade, clique aqui.

Quais os tipos de projeto que a Hemobrás patrocina?

Os projetos devem assegurar a divulgação, promoção e retorno institucional e mercadológico, em consonância com nossas diretrizes de Marketing e políticas de comunicação, com foco prioritário nas áreas de interesse da Hemobrás. A solicitação de patrocínio deve ser direcionada à Ouvidoria e nela devem constar os documentos descritivos do evento. Para verificar os canais de atendimento da Ouvidoria, clique aqui.

VISITA ACADÊMICA

Como posso solicitar uma visita de um grupo de estudantes ao complexo fabril da Hemobrás?

No momento, as visitas técnicas para estudantes estão suspensas em razão do ritmo acelerado para finalização de obras civis, instalação e calibragem de equipamentos, recebimento de materiais/insumos/medicamentos. Assim for possível retomar as visitas, será veiculada notícia informativa no nosso portal.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

A quem devo recorrer em caso de dúvidas, reclamações, elogios ou denúncias? 

Você deve entrar em contato com a Ouvidoria, que é o canal de comunicação entre a Hemobrás e seus diversos públicos de relacionamento (usuários do SUS, sociedade em geral, empregados, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço). Para verificar os canais de atendimento da Ouvidoria, clique aqui.

A quem devo recorrer para tratar de assuntos relacionados aos medicamentos da Hemobrás?

Você deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 280 0477 (Opção 1) ou através do e-mail sac@hemobras.gov.br.

A quem devo recorrer para notificar a Hemobrás sobre um Evento Adverso (EA) aos seus medicamentos?

Você deve entrar em contato com a Farmacovigilância pelo telefone 0800 280 0477 (Opção 1) ou através do e-mail farmacovigilancia@hemobras.gov.br.

A quem devo recorrer para solicitar atendimento à imprensa? 

Você deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (ASCOM) pelo telefone (81) 3464-9632 ou através do e-mail ascom@hemobras.gov.br.

REDES SOCIAIS

Quais as redes sociais da Hemobrás?

 Facebook 

 Instagram 

 X (Twitter)

 Linkedin

 YouTube

Curta, comente e compartilhe nossas redes sociais!

Translate »

Cookies

Quando você visita um site, ele pode armazenar ou coletar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou seu dispositivo e são usadas principalmente para fazer o site funcionar como você espera. As informações normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência na web mais personalizada. Como respeitamos seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nos títulos das diferentes categorias para saber mais e alterar nossas configurações padrão. No entanto, o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência no website e os serviços que podemos oferecer. Mais informações.

Mais informações link

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Cookies

Usamos Cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em DEFINIÇÕES DE COOKIES para gerenciar suas preferências.

Imunoglobulina

São proteínas produzidas pelos linfócitos B, tipo específico de leucócito (célula sanguínea) cuja função é reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos para que estes sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Ou seja, age como mecanismo de defesa do organismo contra infecções e agressões externas. 

Indicação – no âmbito terapêutico, é usada principalmente em pessoas com doenças neurológicas, deficiências imunológicas, doenças autoimunes e infecciosas, aids, púrpura, entre outras e no transplante de medula óssea. 

Fator de von Willebrand

É um fator pró-coagulante que circula no plasma sanguíneo. Ele aumenta a adesão de plaquetas ao endotélio lesado e, ao se ligar ao fator VIII, mantém adequados seus níveis plasmáticos. A deficiência quanti ou qualitativa desse fator caracteriza a doença que traz o nome do médico finlandês Erik Adolf von Willebrand, que a descreveu pela primeira vez em 1925. 

Indicação – portadores da coagulopatia de von Willebrand, vinculada a mutação no cromossomo 12, que se manifesta basicamente pela disfunção plaquetária associada à diminuição dos níveis séricos do fator VIII coagulante, existindo também casos raros de forma adquirida da doença. Essa é a doença hemorrágica mais comum e atinge cerca de 2% da população mundial. Ambos os sexos são afetados e os sintomas incluem sangramentos nas gengivas, menstruais prolongados, sangramentos excessivos após pequenos cortes, extração dentária e outras cirurgias.  

Fator IX

O Fator IX é uma das principais proteínas do sistema de coagulação e encontra-se deficiente em pessoas com hemofilia B. 

Indicação – pacientes com hemofilia B, doença genética cujos sintomas são semelhantes aos da hemofilia A.

Fator VIII

O Fator VIII plasmático é uma das proteínas essenciais do sistema de coagulação sanguínea e sua falta causa a hemofilia A, chamada de hemofilia clássica, doença genética ligada ao sexo.  

Indicação – usado no tratamento das pessoas com hemofilia A, doença caracterizada por hemorragias nas articulações, músculos, trato digestivo e cérebro. Como a doença é ligada ao cromossomo X, um homem (XY) com um gene anormal no seu cromossomo X terá hemofilia. No caso da mulher (XX), ela só apresenta a doença, se os dois cromossomos X estiverem afetados, o que é muito raro. Quando um só é atingido, ela poderá passar o gene ao seu filho. A incidência estimada da doença é de 1 para 5mil homens e 1 para cada 25 milhões de mulheres. O Fator VIII plasmático tem a mesma função do Hemo-8r (nosso fator VIII recombinante): combater sangramentos e realizar o tratamento profilático de pacientes com hemofilia A. A reposição do fator VIII restaura a hemostasia nesses pacientes. 

Entregas

Entregas em 2022: 82.981 frascos. 

Atualizado em 24/08/2022.

Albumina

Albumina humana é a principal proteína encontrada no plasma sangue. Sua síntese ocorre no fígado, pelos hepatócitos. Exerce papel fundamental na manutenção da pressão osmótica, distribuindo os líquidos corporais nos espaços intra e extravascular. 

Indicação – é usada no tratamento de grandes queimados ou de pessoas com hemorragias graves, cirrose, insuficiência renal, septicemias, e ainda em transplantes de fígado e cirurgias cardíacas. 

Hemo-8r
(Fator VIII recombinante)

O Hemo-8r é o nosso Fator VIII recombinante. Ele é o nosso primeiro produto registrado e distribuído com a nossa marca. O Hemo-8r é fundamental para a nova fase do tratamento da Hemofilia A no Brasil com a ampliação da profilaxia, que é a maneira mais eficaz para prevenir os sangramentos espontâneos e sequelas nas pessoas portadoras da coagulopatia.

Possui a mesma eficácia do Fator VIII plasmático, mas não depende das doações de sangue para ser produzido, o que vai permitir que a maioria das pessoas portadoras de Hemofilia A possam fazer o tratamento profilático no futuro.

Recombinantes

Medicamentos recombinantes são produzidos por engenharia genética através do uso da “tecnologia de DNA recombinante”. Nessa técnica, um gene responsável pela síntese de uma proteína específica, é inserido numa célula que será responsável pela expressão da mesma. Essa célula modificada se reproduz num meio com nutrientes e expressa uma grande quantidade da proteína. O produto final é obtido após a purificação da proteína e utilização na fabricação do medicamento.

Atualmente, temos um processo de transferência de tecnologia de medicamento recombinante com o laboratório Takeda, para a produção do Hemo-8r, o Fator VIII recombinante.

Skip to content