Notícia publicada em: 30.09.2010
Encerrando a I Oficina de Processamento de Hemocomponentes, evento realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Brasília, está sendo abordado, na tarde de hoje (30/9), o tema “Controle de qualidade e processamento: trabalhando juntos para a obtenção de um hemocomponente de qualidade”. O gerente do Laboratório de Processamento do Hemocentro de Ribeirão Preto, Edson Moretto, abriu a seção de palestras, apresentando o plano de ações do indicador de desempenho de sua instituição. Participam do evento, que teve início na última terça-feira (28/09), representantes de 53 serviços de hemoterapia do Brasil.
Segundo Moretto, é fato que a questão da manutenção de um sistema de qualidade atuante e efetivo em um serviço de hemoterapia é trabalhosa e despende muitos recursos financeiros. “Mas hoje vemos que todo trabalho que tivemos foi recompensado – temos certeza que nosso produto é de qualidade. E podemos garantir isso para os nossos pacientes”, salientou. A responsável pelo Controle de Qualidade também do Hemocentro de Ribeirão Preto, Maria Ângela Ottoboni, exemplificou a importância desta preocupação mostrando que, atualmente, ninguém mais compra apenas pelo preço.
De acordo com Maria Ângela, a qualidade é, atualmente, uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e setores. “A qualidade está ligada à melhoria de resultados e aumento de lucros, através da redução de perdas e do desperdício”. Já o controle de qualidade, explicou, é o conjunto de atividades empregadas para monitorar e avaliar os processos produtivos. “E não adianta realizar todos os testes para depois engavetá-los. Eles não existem apenas para serem mostrados à Vigilância Sanitária ou à Auditoria, mas principalmente para serem estudados, trabalhados, analisados em conjunto com os setores de qualidade e de processamento”, finalizou.
Agora, o tema será debatido nos grupos de trabalho, um total de oito, que em seguida irão apresentar suas discussões e conclusões. Após esta etapa, será realizado o encerramento da I Oficina de Processamento de Hemoderivados da Hemobrás, com uma confraternização entre os participantes.