Notícia publicada em: 03.06.2010
Seguindo a programação de eventos relativa aos 20 Anos de criação do SUS (Sistema Único de Saúde), foi realizada mais uma atividade no dia 18, sexta-feira. Em busca da divulgação de informações, de orientações específicas e da coesão interna, o evento ocorreu pela manhã e contou com a presença de vários funcionários da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia). Os organizadores do evento Paulo Antonino, Jonice Vasconcellos e Maria da Conceição Cardoso Álvares promoveram surpresas aliadas à transmissão do filme chamado “Vila Saúde”.
O filme, produzido pelo Ministério da Saúde, conta a estória da “Vila Saúde”, com cinco minutos aproximadamente, na qual os moradores se uniram para promover o bem-estar da comunidade. Com orientações de profissionais, os moradores passaram a ter hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas diárias, além de exames médicos. O exemplo da “Vila Saúde” pode ser adotado por cada um, ensina o filme.
Os médicos Saulo Queiroz Borges e Alexandre Martins de Lima fizeram apresentações específicas sobre os cuidados que jovens e adultos devem ter com a saúde. O Dr. Saulo Borges ressaltou que a principal causa de mortes no Brasil está relacionada aos problemas causados em decorrência das doenças cardiovasculares.
Segundo Saulo Borges, 7,6% da população brasileira sofre de Diabetes Mellitus e a tendência é aumentar.Por isso, ele ressaltou, é importante adotar medidas efetivas e permanentes que visem modificar o estilo de vida e controlar dos fatores de risco (como diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade, entre outros).
Segundo ele, as pesquisas indicam que controlando esses fatores de risco há um impacto na redução do risco de adoecer e morte por causa de doenças cardiovasculares.
Dicas
Segundo Saulo Queiroz, é fundamental incluir entre os hábitos pessoais a realização de avaliação clínica completa, o chamado check up, cuja periodicidade varia de acordo com cada exame. Ele afirmou que é importante também manter as vacinas em dia – há várias específicas para cada faixa etária.
Já o Dr. Alexandre Lima destacou que todos devem ter como lema “viver mais e melhor a partir da lógica de vida saudável”, como por exemplo, comer menos do que a “nossa vontade determina”. Segundo ele, o ideal é uma alimentação equilibrada e diversificada, assim como realizar refeições a cada três horas e jamais antes de dormir. O médico recomendou ainda que as atividades físicas façam parte da rotina de todos.
Ao final das apresentações, os dois médicos auferiram a pressão arterial dos interessados, assim como mediram (com fita métrica) a circunferência para verificar se obedecem às medidas estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No caso dos homens, a medida da circunferência deve ser de até 104 cm e das mulheres, 88 cm.
Os médicos fizeram uma série de orientações sobre como preservar a saúde a partir da mudança de hábitos. Segundo Alexandre Lima, é fundamental dormir pelo menos sete horas por dia, tomar precauções sobre a postura física adequada no uso do computador, cuidar da saúde mental, fazer exercício para memória, estimulando assim o cérebro, manter atividades sociais e dar atenção à vida afetiva e sexual.
Surpresa
Para demonstrar na prática algumas das orientações dos médicos, Jonice Vasconcellos e Conceição Álvares prepararam uma surpresa para os colegas: um lanche à base de frutas, pães integrais, sucos naturais e patês vegetarianos. Em uma mesa farta e cuidadosamente arrumada havia um pouco de tudo o que foi sugerido no filme “Vila Saúde” e pelos profissionais: frutas frescas, sucos feitos na hora e pães com baixa gordura.
O objetivo da organização da série de eventos “20 Anos do SUS” é promover com freqüência atividades como a realizada nesta sexta-feira.