A Hemobrás participou, nessa terça-feira (28), da Cerimônia de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em Brasília. A execução das ações propostas pela empresa, que já aderiu a duas edições anteriores da iniciativa do Governo Federal, havia sido deliberada em cerimônia anterior, através da presidente Ana Paula Menezes. No evento dessa semana, realizado no Ministério das Mulheres, a empresa foi representada pela chefe de Gabinete Adelaide Caldas, e reafirmou a presença na nova edição do Programa.
A cerimônia contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Pinheiro, da representante da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, das secretárias nacionais, Márcia Lima, do Ministério da Igualdade Racial, e Márcia Rollemberg, do Ministério da Cultura.
Na ocasião, a Hemobrás e outras 102 empresas assinaram o Termo de Compromisso que certifica o comprometimento da instituição com o fomento de práticas de equidade de gênero e raça na cultura institucional. A iniciativa visa a obtenção de melhores resultados socioambientais, econômicos e financeiros, através da elaboração, por parte das empresas, de um Plano de Ação na vertente do tema, para que sejam contempladas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
“É um programa de relevância não só para a Hemobrás, mas para o Brasil. O compromisso que a Hemobrás assume com o Ministério das Mulheres demonstra o esforço e a luta para a promoção de um ambiente de trabalho que promova a equidade de gênero e raça”, afirmou Adelaide Caldas, sobre o papel da Hemobrás na ação governamental.
O Programa
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – que é coordenado pelo Ministério das Mulheres e conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU Mulheres, do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho e Emprego – visa disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, ampliando o conhecimento e a prática de responsabilidade social, dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com adesão voluntária.