Notícia publicada em: 21.12.2011
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), estará presente, de 10 a 13 de novembro, no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia – Hemo 2011, o maior evento da especialidade em toda a América Latina, que é realizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). A iniciativa este ano acontecerá no São Paulo World Trade Center Hotel, em São Paulo, e reunirá quatro mil participantes, além de convidados de 16 países. O presidente da estatal, Romulo Maciel Filho, participará da mesa de abertura do evento e outros 15 profissionais da empresa farão a apresentação de quatro palestras e dois trabalhos científicos, além do atendimento ao público no estande que será montado em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do MS.
O Hemo 2011 possui um caráter multiprofissional, por reunir hematologistas, hemoterapeutas, odontolólogos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, biomédicos, gestores de hemocentros, entre outros profissionais de áreas correlatas. O evento ainda envolve representantes de níveis governamentais da saúde e, pela primeira vez, de associações de portadores de doenças do sangue. Para se ter uma ideia da sua importância, este ano serão 1.200 trabalhos científicos, 50 palestrantes internacionais e 100 empresas expositoras/patrocinadoras. Todos discutindo o sangue e suas utilidades, buscando novidades e trocando experiências sobre o assunto. As palestras e as apresentações dos trabalhos científicos da Hemobrás acontecerão entre os dias 11/11 a 13/11.
No dia 11, o diretor técnico da estatal, Luiz Amorim, falará das 16h às 16h40 sobre a Hemobrás e a produção de hemoderivados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). No segundo dia, haverá duas apresentações. Das 10h às 10h40, a gerente de Controle da Qualidade, Adriana Parodi, abordará a qualificação do plasma para o fracionamento industrial. Das 17h às 17h40, o gerente de Fracionamento, Antonio Edson Lucena, fará apresentação sobre tecnologia de produção de hemoderivados: as opções da Hemobrás. No último dia, encerrando o ciclo de palestras, o gerente de Tecnologia da Informação, Emanuel Porangaba, ministrará palestra das 10h às 10h40 sobre sistemas de tecnologia da informação para a gestão do plasma enviado para o fracionamento.
Já os trabalhos científicos, que retratarão experiências vivenciadas no Laboratório de Cola de Fibrina da Hemobrás, foram preparados exclusivamente para o evento e serão apresentados em forma de pôsteres. As visitas guiadas acontecerão das 10h às 12h do dia 12/11. O gerente de Biotecnologia da Hemobrás, Frederico Monteiro, estará à frente do trabalho “Efeitos do condicionamento da concentração do fibrinogênio do crioprecipitado”, e o técnico em processamento de hemoderivados e biotecnologia Vicente Neto, do “Ensaio sobre os efeitos do condicionamento do na concentração do fibrinogênio do crioprecipitado”.
Além disso, a equipe da Hemobrás se revezará para estar full time no estande, fornecendo orientações sobre a empresa e a fábrica que está em plena construção em Pernambuco, bem como sobre os medicamentos hemoderivados que serão produzidos pela estatal a partir de 2014. Serão eles: albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de von Willebrand, fundamentais para milhares de pessoas portadoras de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, aids, cirrose e queimaduras graves atendidas pelo SUS. Seu parque fabril será o primeiro do Brasil e terá capacidade de processar 500 mil litros de plasma por ano, o que o tornará o maior da América Latina em seu segmento.