Na última sexta-feira (28.07), a Hemobrás, por meio da Comissão de Ética, sediou a 163ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O evento aconteceu no Bugan Hotel, no Recife, reunindo representantes de Comissões de Ética das estatais que são partícipes do Fórum.
A reunião tratou de temas como “Ações preventivas, educativas e de rotina da Comissão de Ética da Hemobrás”, apresentado pelos membros da Comissão de Ética da Hemobrás; “Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, apresentado por Ederson Mendes Athayde – Coordenador de Projetos Matriz e membro da Corregedoria da Caixa Econômica Federal; “Atualizações do GT de combate ao Assédio”, apresentado pelo Grupo de Trabalho de Combate ao Assédio do Fórum do qual a CE da Hemobrás participa junto a Finep, BNDS e Petrobrás.

Na ocasião, a CE da Hemobrás apresentou a pluralidade de ações já consolidadas e realizadas internamente na Hemobrás como os boletins, a Semana da Ética, a pesquisa anual, e as mais recentes rodas de conversas e o Café com a Comissão de Ética.
A temática assédio foi explorada pelo membro da Corregedoria da Caixa Econômica Federal-CEF que apresentou o trabalho de combate a prática na CEF, as ações educacionais e de capacitação que antecederam as denúncias de assédio direcionadas a alta gestão daquela instituição, como também o processo de apuração decorrente.

Já o Grupo de Trabalho (GT) apresentou atualizações quanto aos materiais que estão desenvolvendo e as articulações realizadas, inclusive com a Comissão de Ética Pública (CEP) e a Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST).
A diretora de Administração e Finanças da Hemobrás, Luciana Silveira, representando a alta gestão, realizou o discurso de abertura do Fórum e ressaltou a importância do evento, reiterando o papel da Hemobrás no cenário. “A Gestão da Ética no âmbito das estatais reforça preceitos de ordem valorativa e moral dos profissionais da administração pública. A Hemobrás já tomou todas as medidas necessárias para a renovação do acordo de cooperação técnica”, afirmou a diretora.