Notícia publicada em: 10.02.2011
Os primeiros equipamentos do bloco 01 (B-01), que abrigará a futura câmara fria da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), chegaram ontem (5/1) ao canteiro de obras em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os condensadores evaporativos e evaporadores serão os responsáveis por fazer a temperatura chegar aos 35º C negativos necessários para a câmara fria armazenar todo o plasma que será utilizado na produção de hemoderivados, além de refrigerar e aclimatizar os demais ambientes.
Em estágio avançado, o B-01 já atingiu sua altura máxima em todas as lajes, que são de 7,20m, 13,30m e 19m. Atualmente, está sendo feita a parte de construção civil (alvenaria) para fechamento das paredes e preparação para recebimento das instalações elétricas e hidráulicas. Na medida em que forem sendo concluídos, será possível receber os novos equipamentos do sistema de refrigeração. Enquanto isso, eles ficarão armazenados em um galpão construído no canteiro de obras para este fim.
O bloco 17 (B-17), que comportará quatro geradores de energia, também está em plena construção. A previsão de conclusão desta etapa da obra (B-01 e B-17) é junho de 2011. As obras empregam diretamente 180 trabalhadores, entre armadores, pedreiros, serventes de pedreiro, carpinteiros, eletricistas, técnicos de segurança do trabalho e enfermeira do trabalho. Todos são moradores de Goiana-PE.
A fábrica como um todo deverá estar em pleno funcionamento em 2014. A unidade fabril da Hemobrás terá 48 mil metros quadrados, será âncora no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, a primeira do Brasil e a maior da América Latina em seu segmento.
Confira nas fotos abaixo, do dia 05/01, o andamento das obras: