Conselho de Administração da Hemobrás faz reunião extraordinária no Recife
Notícia publicada em: 31.01.2011
Os integrantes do Conselho de Administração (CADM) da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) estiveram reunidos pela primeira no escritório operacional da empresa no Recife, no JCPM Trade Center. Eles participaram da 2ª Reunião Extraordinária do CADM de 2010, que aconteceu no dia 6 de dezembro, que ainda contou com a presença dos ex-ministros da Saúde José Agenor Alvares, atual presidente do CADM; Humberto Costa, senador eleito por Pernambuco, e Saraiva Felipe. No dia 7, parte do grupo seguiu para Goiana, a 63 quilômetros do Recife, onde tiveram a oportunidade de ver de perto a construção da fábrica de hemoderivados.
[FOTO2+] Antes do evento do CADM, o presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho, aproveitou a ocasião para também reunir os funcionários e apresentar o balanço 2010 e as perspectivas para 2011, como uma forma de mostrar a todos a realidade da empresa e o andamento das obras de sua fábrica, em construção em Goiana-PE. A iniciativa foi elogiada por José Agenor Alvares. “A Hemobrás é uma conquista para o povo, para o SUS (Sistema Único de Saúde) e vem reforçar a posição de vanguarda de Pernambuco no que diz respeito às políticas do sangue”, afirmou. “Fico feliz em estar aqui hoje e ver que esta empresa já é um marco para a saúde pública do Brasil”, reforçou Humberto Costa.
[FOTO3+] No dia seguinte, seguiram para o canteiro de obras os ex-ministros José Agenor Álvares e Saraiva Felipe e os conselheiros Carlos Gadelha, Mozart Sales, Noel Giacomitti e Odilon Neves Júnior, acompanhados do presidente da empresa, Romulo Maciel Filho, e do diretor técnico, Luiz Amorim, além do prefeito do município, Henrique Fenelon e do ex-presidente da empresa João Baccara. Atualmente, o canteiro de obras está sendo movimentado com a construção dos blocos B01, que abrigará a câmara fria a 35º C negativos destinada à recepção, triagem e estocagem do plasma que será utilizado na produção dos medicamentos; e B17, que conterá os geradores responsáveis pela segurança no fornecimento de energia da fábrica.
[FOTO4+] As obras já empregam diretamente 161 trabalhadores, entre armadores, pedreiros, serventes de pedreiro, carpinteiros, eletricistas, técnicos de segurança do trabalho e enfermeira do trabalho. Todos são moradores de Goiana-PE. Até o fim do ano, serão 200 profissionais no local. Para erguer os demais prédios, no auge das construções, serão necessários 1 mil trabalhadores. Quando estiver operando, em 2014, a fábrica deve gerar 360 empregos diretos e 2.720 indiretos. A unidade fabril da Hemobrás, que terá capacidade de processar 500 mil litros de plasma por ano, será a primeira do Brasil e a maior da América Latina neste segmento, produzirá seis tipos de medicamentos: albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de von Willebrand. Atualmente, todos estes medicamentos são produzidos no exterior. O Brasil despende cerca de R$ 800 milhões por ano na importação destes hemoderivados, englobando recursos públicos e privados.