Notícia publicada em: 20.04.2012
O novo regimento interno da Hemobrás, em vigor a partir deste ano, promoveu uma série de mudanças nas áreas da empresa. Uma dessas modificações aconteceu na Gerência de Controle de Qualidade (GCQ), da Diretoria de Produção e Inovação. A Gerência teve suas atividades divididas: a Gerência de Plasma e Hemoderivados, chefiada por Adriana Parodi, lidará com as auditorias de empresas fornecedoras, fortalecendo o controle dos materiais e com o relacionamento da Hemobrás com os serviços integrantes da hemorrede. Já a Gerência de Controle de Qualidade tem como atribuições realizar exames físico, químicos e físico-químicos para estabelecer a qualidade de reagentes, bolsas para transporte do plasma, recipientes de vidro, cápsulas, etiquetas, entre muitos outros.
No prédio B-06 da fábrica, a Gerência de Controle da Qualidade terá vários laboratórios, preparados para realizar também o monitoramento pós-mercado e exames para estabilizar a data de validade dos produtos e medicamentos.
Antes, a GCQ, que era comandada por Adriana Parodi, trabalhava com a auditoria dos serviços de hemoterapia de todo o País, para averiguar a qualidade do plasma industrial, ou seja, reservado à futura fábrica da Hemobrás, bem como também tinha a responsabilidade sobre o Laboratório de Controle de Qualidade, o chamado Bloco 6, ou B06, em construção em Goiana-PE.
O ponto de partida para essas mudanças foi a chegada, em março, do novo gerente de Controle de Qualidade, o químico Luiz Antonio Muniz Grasso. Especializado em Bioquímica, com anos de experiência no campo da biofarmácia, Grasso já trabalhou em grandes grupos farmacêuticos, entre elas a Novartis e Therapure Biopharma, em Toronto, Canadá. Essas reformas marcam a nova fase da Hemobrás, buscando a excelência na qualidade do plasma e hemoderivados. “Está sendo proposta uma reestruturação do departamento para atender às necessidades futuras, discutindo e sugerindo mudanças, pensando no bem estar dos empregados”, declara Luiz Grasso.
Até a inauguração do prédio B-06, prevista para 2013, Grasso ficará trabalhando no 10º andar da Hemobrás-Recife. Sua equipe é composta por Laura Barreto Carneiro, chefe de Serviço de Laboratório; Rafaela Melo Silva e Pedro Canuto Vieira da Costa, ambos especialistas em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia.