Luiz Amorim ministra palestra sobre a atual situação e as perspectivas da Hemobrás
Notícia publicada em: 13.11.2012
O diretor de Produtos Estratégicos e de Inovação da Hemobrás, Luiz Amorim, ministrou palestra sobre “O projeto Hemobrás: situação atual e perspectivas”, no estande do Ministério da Saúde, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2012, o maior evento da especialidade em toda a América Latina, realizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). O estande do MS englobou a Hemobrás, a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) e a Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).
Durante a palestra, o diretor trouxe ao público, que lotou o espaço, um panorama do atual do momento da estatal, abordando conquistas recentes da empresa como a distribuição da cola de fibrina, produzida no Laboratório da Hemobrás, e o acordo firmado com a Baxter para a transferência de tecnologia para a produção de fator VIII recombinante.
De acordo com Luiz Amorim, a parceria com a Baxter é um avanço importante para o aumento do acesso ao tratamento dos pacientes com hemofilia assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, na Europa, 80% dos hemofílicos utilizam no seu tratamento fator VIII recombinante, no Brasil, esse número chega a 2%. Isso ocorre porque o medicamento é caro em relação aos produzidos com proteína do plasma”, afirmou. Com a transferência de tecnologia, através a parceria da Hemobrás com a Baxter, a estatal poderá produzir o medicamento no País, que se tornará autônomo na elaboração do fator VIII recombinante.