Equipe do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) e representante do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) participaram de reunião na fábrica da Hemobrás, em Goiana, Pernambuco, na última segunda-feira (13). A diretora presidente do Hemope, Raquel Carneiro, e o diretor técnico do Hemosc, Guilherme Genovez, foram recebidos pelo presidente da Hemobrás, Antônio Edson de Lucena. Na visita técnica, o grupo esteve na estrutura já instalada da fábrica de hemoderivados, como o bloco da Triagem do Plasma. Além disso, foram discutidas estratégias para o aumento produção nacional de plasma.
Na presidência do Hemope desde julho, Raquel Carneiro teve a oportunidade de conhecer a fábrica. “Foi uma grande satisfação a visita à Hemobrás. Foi possível testemunhar de perto o comprometimento da equipe e a tecnologia que vai ser utilizada para a produção de hemoderivados. Isso só reforça a importância do trabalho desta instituição para a saúde pública.”
Frederico Monteiro, chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, explica a importância do diálogo com os serviços de hemoterapia de todo o país. “Nossa meta é aumentar a captação de plasma e isso será possível com os investimentos oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para fortalecimento e qualificação da hemorrede brasileira”. O Hemope e o Hemosc são hemocentros qualificados e enviam regularmente plasma à Hemobrás para fracionamento industrial.