14 de junho é o Dia Mundial da Doação de Sangue
Notícia publicada em: 20.06.2011
Após a doação voluntária nos hemocentros, o sangue é dividido em concentrado de hemácias e concentrado de plaquetas, ambos 100% aproveitados nas transfusões, além do plasma, que tem menos indicações transfusionais – por exemplo, como quando há deficiência de vários fatores de coagulação ou infecções severas. “Uma bolsa de sangue beneficia três pessoas com a prática transfusional de cada um destes hemocomponentes. Já o plasma excedente, quando transformado em medicamentos hemoderivados, pode ser utilizado por até 60 mil pessoas, não só melhorando a qualidade de vida, mas salvando vidas”, explica o presidente em exercício da Hemobrás, o hematologista Luiz Amorim Filho. Os hemoderivados serão produzidos pela Hemobrás quando a fábrica, que está em construção em Goiana-PE, entrar em operação, em 2014.
Apesar de todos esses benefícios, a doação de sangue no País ainda é considerada insuficiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para manter os estoques de sangue, é preciso que 4% da população faça a doação regularmente. “No Brasil, este número é de apenas 2%, por isso é preciso que as pessoas se conscientizem e se sensibilizem. Sem contar que hoje enviamos 150 mil litros de plasma por ano para serem transformados em medicamentos no exterior, e a nossa fábrica terá capacidade de processar 500 mil litros de plasma por ano”, comenta Amorim.
Saiba mais sobre os produtos da Hemobrás
• Albumina – Utilizada no tratamento de queimados, pessoas com cirrose, pacientes de terapia intensiva, entre outros.
• Complexo protrombínico – Conjunto de proteínas que atua na coagulação e é indicado para pacientes com hemofilias A e B, para o tratamento de hemorragias em pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes e também para cirrose hepática.
• Fator IX – Coagulante utilizado no tratamento de pessoas com hemofilia B.
• Fator VIII – Coagulante utilizado no tratamento de pessoas com hemofilia A.
• Fator de von Willebrand – Proteína de coagulação usada no tratamento da doença de Von Willebrand, tipo de enfermidade que, como na hemofilia, o paciente tem dificuldade para coagular o sangue.
• Imunoglobulina – Hemoderivado de maior consumo no mundo, é usado para o tratamento de pessoas com AIDS e outras deficiências imunológicas, doenças autoimunes e infecciosas.
• Cola de fibrina – Cola biológica usada para reduzir ou deter hemorragias em diversos tipos de cirurgia e em pessoas com problemas de coagulação.
Saiba mais sobre o uso do sangue nos hemocentros:
• As hemácias são transfundidas em caso de anemias ou grandes sangramentos.
• As plaquetas são transfundidas quando os pacientes não as possuem em número suficiente ou sua qualidade não está boa para promover a coagulação.
• Os pacientes com câncer que são submetidos a quimioterapia, muitas vezes tem que ser transfundidos pois este tratamento diminui a quantidade de hemácias e/ou plaquetas.
• O plasma e os fatores de coagulação concentrados são necessários para pacientes com hemofilia e com outras perturbações que ocasionam sangramento.
Comentários (1)
CARLOS SILVA
13/06/2022Explanações, que servem (até para os leigos) de orientações importantíssimas, para que tenhamos mais conhecimentos e informações sobre esse tão relevante assunto.