Notícia publicada em: 14.06.2011
Foi iniciada e deve ser concluída, no início de junho, a concretagem do piso da câmara fria (B-01), um dos prédios mais importantes da futura fábrica de medicamentos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). O local, que vai operar a 35º C negativos, é destinado à estocagem do plasma, matéria-prima dos produtos derivados do sangue que serão fabricados pela empresa. Os serviços de alvenaria e o acabamento externo de B-01 continuam em execução. A fábrica está sendo construída no município de Goiana (PE), a 63 km do Recife.
Ao término da concretagem, será possível começar a montagem dos dois transelevadores, equipamentos que realizam trabalho parecido ao de uma empilhadeira e que garantirão o manuseio 100% automatizados das bolsas de plasma dentro da câmara fria.
O canteiro da segunda etapa das obras, que teve a ordem de serviço assinada no dia 6 de maio deste ano, está sendo montado em paralelo. Nesta fase, serão erguidos 12 dos 19 blocos que comporão a unidade fabril. A fábrica da Hemobrás possuirá 48 mil metros quadrados de área construída, será âncora no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, e terá capacidade para processar 500 mil litros de plasma por ano. A previsão é que toda a planta industrial, orçada em R$ 540 milhões, esteja em plena operação em 2014.
Confira nas fotos abaixo, do dia 26/5, o andamento das obras:




